Biovaleta

Biovaleta
28 de fevereiro de 2019 66 Visualizações
Biovaleta

Biovaleta é uma depressão linear (valeta), capaz de auxiliar no processo de drenagem urbana, sua cobertura é vegetal, a qual processa a filtragem da água da chuva aumentado o seu tempo de escoamento. Indicada para sanar problemas com os escoamentos de água de ruas e de estacionamentos.

Em terrenos rurais, cobertos por vegetação nativa ou não, grande parte das águas de chuva infiltram no solo, em direção ao lençol freático; assim os riachos e rios recebem uma parte dessa água, mas em uma quantidade equilibrada com a manutenção das características naturais.

Com a urbanização, vêm a impermeabilização do solo, através da pavimentação das ruas e praças, e construções de casas e edificios. Em um sistema convencional de drenagem, formado por tubos e canaletas de concreto, essa água que não infiltrou escorre diretamente aos córregos, que recebe um volume maior em tempo recorde, causando enchentes, erosões e assoreamentos, modificando definitivamente o ecossistema original.

A Biovaleta é um sistema urbano de drenagem sustentável, solução integrada ao paisagismo, com elementos multificionais, de melhor adaptação e desenvolvimento ao ambiente.


Existem estruturas que combinam o escoamento das águas pluviais com a infiltração no solo, que vêm sendo cada vez mais utilizados em reformas de áreas urbanas e também em novos empreendimentos, especialmente nos Estados Unidos, com resultados técnicos e estéticos bastante satisfatórios. Alguns exemplos:



Biovaleta, susbsitui o tubo de drenagem em situações propícias, escorre a água da chuva em direção à uma rede convencional, mas também filtra e devolve a água ao lençol freático.

Jardim de chuva, complementar à biovaleta, permite a retenção e a infiltração de volumes maiores de água, interligado porém a um sistema convencional que absove o excendente.

Bacia de retenção "Piscinão", tem como função reter um determinado volume de água nos picos de chuva, e liberando o mesmo gradativamente, minimizando o impacto no corpo d'água.

Related posts
Água em Marte?
Água em Marte?
13 de setembro de 2015
Radiação Solar no Brasil
Radiação Solar no Brasil
28 de agosto de 2015
Por um mundo melhor
Por um mundo melhor
14 de agosto de 2015
Painéis Solares
Painéis Solares
20 de julho de 2015
Tijolo Ecológico
Tijolo Ecológico
14 de julho de 2015
Ecovilas
Ecovilas
2 de dezembro de 2013
Ponto de Mutação
Ponto de Mutação
10 de fevereiro de 2013
Permacultura
Permacultura
14 de janeiro de 2013

 

 

 

ConVallis - Ferramentas para Construção     
CNPJ: 21.893.575/0001-50
[email protected]

2013-2024 © - Copyright
Todos os Direitos Reservados.