Manual de Instalação - Carneiro Hidráulico

Manual de Instalação - Carneiro Hidráulico
18 de outubro de 2021 1353 Visualizações
Manual de Instalação - Carneiro Hidráulico


Histórico

A bomba carneiro foi inventada por John Whitehurst em 1772, porém necessitava de um operador para fazê-la funcionar. A partir desta invenção os irmãos franceses Montgolfier tornaram o aparelho automático.

O nome carneiro hidráulico vem da relação entre o instinto do carneiro (animal) dar golpes com a cabeça no que ou em quem ele vê na sua frente, o fato de o aparelho em funcionamento emitir um som característico, semelhante ao golpe do animal.

Devido à gravidade, quando a água escoa por um cano e sofre uma interrupção brusca, também surge um golpe. Esse fenômeno é chamado de "golpe de aríete".

A bomba carneiro hidráulico utiliza este "golpe de aríete" para bombear água de um nivel mais baixo para um nivel mais alto. Utiliza a própria força da gravidade para obter pressão suficiente para elevar uma quantidade de água para um reservatório a uma determinada altura sem a necessidade de combustível fóssil ou uso de eletricidade.

 

Justificativa

Por se uma alternativa de baixo custo e que não gera impactos ambientais, é de simples manejo e pouca manutenção que usa como energia a própria água para o seu funcionamento, o carneiro proporciona melhor rentabilidade a inúmeras atividades na propriedade, racionaliza o trabalho humano, otimizando o recurso natural mais importante que é a água. O carneiro hidráulico é uma alternativa que pode ser usada nas pequenas propriedades rurais.

 

 

Materiais e Equipamentos


Materiais

02 - tee 32mm rosca interna
01 - joelho 32mm rosca interna
04 - niple 32mm
01 - válvula de retenção (metal)
01 - válvula fundo de poço (metal)
01 - bucha de redução (exemplo 1" p/ 1/2")
01 - adaptador de mangueira 1/2"
01 - parafuso 5/16 10cm (rosca até o final)
03 - porcas (chave 13)
01 - arruela
01 - fita veda rosca
01 - cola PVC
01 - registro de gaveta 32mm
01 - cap 32mm
02 - adaptor curto 32mm
01 - cano 30cm PVC 32mm
01 - Mola


Equipamentos (adicionais)

-Serviço de torno (válvula fundo de poço)
-Alicate de pressão
-Serra de cortar cano
-Chave 13
-Lixa







 

Instalação do Carneiro / Observações

  1. Declividade mínima para bom funcionamento do reservatório de água até o carneiro hidráulico de 1,5 metros.

  2. Distância mínima do reservatório até o carneiro para um bom funcionamento, levando em consideração a declividade, 18 metros é suficiente (três barras de cano 32mm até o registro)

  3. O reservatório deve ter uma reposição igual ou superior a que está saindo para manter o nível e estabilidade de funcionamento. Não deixe o carneiro funcionando sem utilidade. Feche o registro.

  4. Utilizar no reservatório um bom sistema de filtro (recomendamos 50cm de cano 100mm todo furado, revestido com sombrite ou saco de ráfia). O filtro deve ficar sempre submerso em nível.

  5. Todas as conexões devem ser bem colocadas, pois a entrada de ar ou vazamentos compromete a eficiência.

  6. O Carneiro deve ser fixado sobre um suporte de madeira, com boa resistência ao apodrecimento, em nível e se possível, fixa com abraçadeiras na vertical e horizontal do carneiro hidráulico.

  7. Para colocar em funcionamento, após tudo bem conectado, inclusive (saída da mangueira que envia a água). Proceder abrindo o registro, a água fluirá pela válvula de sucção (fundo de poço), caso não esteja fluindo, soltar à contra porca e girar o parafuso lentamente no sentido anti-horário até abrir, após ir fechando no sentido horário lentamente até dar a primeira batida e começar a estabelecer a pressão. Caso não funcione, gire novamente, lentamente no sentido anti-hórario até abrir a válvula e fluir a água, em seguida vá fechando lentamente no sentido horário até obter a segunda batida (de duas a quatro vezes é suficiente) para colocar o carneiro em funcionamento. O batimento deve ser compassado em torno de 40 a 50 batidas por minuto. Para testá-lo, fechar o resitro, abrindo novamente, o funcionamento deve ser automático. É normal que com o passar do tempo aconteça algum desgaste da mola ou da válvula interna, tudo depende do uso e qualidade da água.

 

 

A qualidade e filtragem da água são fundamentais para a vida útil do equipamento.

 

Related posts

 

 

 

ConVallis - Ferramentas para Construção     
CNPJ: 21.893.575/0001-50
[email protected]

2013-2024 © - Copyright
Todos os Direitos Reservados.